Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Isenção de IPVA para deficientes não condutores

Cresce o número de pedidos de isenção do IPVA para deficientes não condutores nos Tribunais de Justiça.

Publicado por Heberson Moraes
há 7 anos

Os deficientes físicos não condutores de veículos também devem ser beneficiados com a isenção do IPVA. Isso para que possam usar o transporte conduzido por terceiros, com a finalidade de lhes assegurar um tratamento isonômico, além de facilitar o acesso ao direito de ir e vir a tratamentos médicos e fisioterapêuticos. Esse tem sido o entendimento dos Tribunais de Justiça.

A legislação vigente em diversos estados concede isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) somente ao deficiente físico que conduza, ele próprio, o veículo, ou seja, não beneficia os deficientes incapacitados de dirigir, mas que necessitam do veículo para se locomover dirigido por terceiros.

O Estado tem utilizado o argumento de uma suposta ofensa ao princípio da legalidade e acrescenta que as normas tributárias que concedem isenções fiscais devem ser interpretadas de forma restrita. Na versão da Fazenda Pública, a finalidade da isenção é reduzir o impacto financeiro dos custos de adaptação do veículo, o que não ocorre no caso do veículo que não necessita de adaptação por ser dirigido por terceiros sem deficiência.

Mas, já é possível encontrar vasta jurisprudência dos Tribunais de Justiça, dentre eles o TJ-RJ, favoráveis ao contribuinte, nas quais as decisões têm sido fundamentadas no princípio da isonomia, a defesa da dignidade da pessoa humana e da inclusão social das pessoas portadoras de deficiência.

A razão de ser das normas tributárias que beneficiam os deficientes físicos na aquisição de veículos não é exatamente o custo de adaptação, como mencionado pela Fazenda, mas sim facilitar a aquisição de veículo para transporte do deficiente que tem maiores dificuldades de deslocamento e muitas vezes não consegue utilizar o transporte público.

Assim, pedidos de isenção do IPVA têm chegado com frequência ao Judiciário e, na maioria dos casos, tem tido decisões favoráveis.

  • Publicações68
  • Seguidores95
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4557
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isencao-de-ipva-para-deficientes-nao-condutores/433683226

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Isenção de Ipva para Deficiente Físico não Condutor C.C. Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento Comum Cível

Bruno Leandro Savelis Rodrigues, Advogado
Artigoshá 10 anos

Isenção de IPVA para deficientes não condutores

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Reconhecimento de Isenção de Ipva c/c Repetição de Indébito - Procedimento do Juizado Especial Cível

Petição Inicial - Ação Ipva - Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores

Vitor Henrique da Veiga, Advogado
Notíciashá 6 meses

Isenção de IPVA para pais e mães de crianças autistas.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E o que estou precisando, quero localizar um advogado aqui na capital RJ, peço a ajuda de vocês.
Meu email: junilodantas@gmail.com. continuar lendo

Olá, queria comprar um carro usado para ter isenção do ipva, uma vez que meu filho é menor de idade e autista, será que tenho direito a isenção do ipva? Tenho que colocar o carro no nome dele para ter direito? Entrei com processo para carro zero km, com isenções todas deferidas, mas desisti pq não tem carro sendo fabricado. Então iria partir para um usado mesmo. No caso eu como mãe seria a condutora. continuar lendo